18 de mai. de 2011

Móveis planejados

A designer de móveis Anne Caroline Oelke de Oliveira é analista de produto do Marketing do Grupo Bigfer. Na sexta-feira, ela ministrou palestra sobre “Móveis Planejados: Como Não Errar na Escolha” no IBDI de Balneário Camboriú. Anne Caroline também estará no IBDI em Blumenau, no dia 17 de junho, e em Joinville, no daí 1º de julho, para falar novamente sobre móveis planejados.

A equipe do Design por Dentro conferiu a palestra e realizou uma mini entrevista com a designer. Confira!

DESIGN POR DENTRO: Quais as vantagens dos móveis planejados em um projeto bem elaborado de design de interiores?

Anne Caroline: Um projeto bem elaborado garante não apenas um bom design e estética do móvel, mas a funcionalidade do mesmo. O designer deve planejar de forma prática ao usuário, aliando conceitos de ergonomia. Através destes aspectos bem trabalhados, a satisfação do consumidor final será garantida, pois o design e a funcionalidade geram conforto e bem estar.

DESIGN POR DENTRO: Dentro do mercado de móveis planejados, um designer de interiores tem que estar atento a que tipo de referência/diferencial na hora de escolher a melhor opção para o cliente?

Anne Caroline: É necessário pesquisar as opções do mercado, principalmente no que se diz respeito a reclamações no Procon. Há um site muito interessante (reclameaqui.com) que poderá ajudar nesta pesquisa. Dados estatísticos revelam que as reclamações com móveis planejados encontram-se em segundo lugar no ranking do Procon. Além de um bom atendimento, é necessário atentar-se ao tipo de material vendido, como madeira e acessórios. Outro detalhe importante é a montagem e os acabamentos. O ideal é avaliar pequenos aspectos no showroom, como frestas mal acabadas, portas e gavetas desreguladas. Uma boa ferragem também é imprescindível. O ideal é sempre perguntar ao vendedor ou marceneiro as marcas utilizadas. Fuja das marcas chinesas, elas não possuem a mesma resistência e durabilidade que uma ferragem Hettich, por exemplo.

DESIGN POR DENTRO: O que significa exatamente o termo "cozinha inteligente"?

Anne Caroline: Cozinha Inteligente é uma cozinha planejada de acordo com conceitos ergonômicos, que visa sempre facilitar o trabalho na cozinha, diminuindo o tempo das tarefas e buscando a satisfação do usuário. Além disso, uma cozinha inteligente possui um maior aproveitamento dos espaços através do uso de gavetas InnoTech de extração total e organizadores internos.

DESIGN POR DENTRO: Na sua opinião, qual a importância de palestras como estas promovidas pelo IBDI para apresentar o mercado de trabalho ao futuro designer?

Anne Caroline: Palestras deste tipo, ministradas por profissionais correlatos a área de design de interiores, são importantes, pois abrem a mente dos estudantes para o dia a dia profissional. É claro que as disciplinas teóricas e práticas do curso são de extrema importância, mas é no convívio com fornecedores, seja de tecidos, cortinas, revestimentos, móveis, ferragens ou gesso que o aluno inicia o contato profissional para o seu trabalho, formando parceiros para o futuro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos saber a sua opinião. Comente :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...