10 de out. de 2011

Aula de decor: O elemento mágico

Ana Carina Lopes de Souza Zimmermann*


Os espelhos são objetos mágicos por vocação, eles refletem luz! E a luz tem dimensões e significados. Alice precisou transpor um espelho para conhecer o País das Maravilhas. A perdição de Narciso foi um espelho d’água. A curiosa fascinação causada pela reflexão da imagem seduziu os povos desde a mais remota Antigüidade.
Criados, como conhecemos hoje, no final de século 12, em Veneza, os espelhos sempre foram consideradas verdadeiras jóias. Unindo suas formas a belíssimas molduras conquistaram seu devido lugar no mundo da decoração e nos anos 30 eram sinônimos da luxuosa Art Décor.
Atualmente, com a tendência e valorização da "volta ao passado", eles estão aí novamente. No design de interiores o espelho tem seu espaço em praticamente todos os ambientes, desenvolvendo funções essenciais como em banheiros e quartos para refletir a imagem humana, ou funções estéticas, sendo usado como material de revestimento, compondo com as mais diversas texturas que se contrapõem com seu aspecto límpido e brilhante. 

Podemos aplicar espelhos no estar, com intenção de ampliar ambientes, refletindo cantos especiais, buscando o exterior. Já nos dormitórios e closets eles são fundamentais para hora de escolher a roupa, os sapatos ou até mesmo os acessórios. Em áreas como o banheiro, os espelhos já se tornaram peças chaves, para possibilitar o barbear, a maquiagem, a troca de lentes de contato ou o simples ato do cotidiano como escovar os dentes. Nessas áreas é muito importante prever uma iluminação adequada, sendo ideal que a luz venha sempre ao encontro do rosto, pela frente, para evitar sombras na face. A dica é o uso de espelhos retro-iluminados. Nessas peças o espelho é aplicado sobre um MDF com encaixe especial para embutir lâmpadas fluorescentes tubulares na parte posterior, produzindo uma luz homogenia e não ofuscante, ideal para se maquiar.  

De uma maneira geral o espelho pode ter acabamento de borda liso ou bisotê, podem ser emoldurados ou não. Eles podem ser cortados em formatos variados de acordo com o mobiliário do ambiente onde serão colocados. Espelhos redondos podem ser usados com móveis de linhas retas ou, ao contrário, móveis com curvas aliados a espelhos retos, criando um efeito interessante: as linhas mistas.
Em composições de parede, pode-se criar efeitos estéticos interessantes, montando arranjos assimétricos através do uso de peças com formatos e tamanhos diferentes distribuídos aleatoriamente. Ou ainda arranjos simétricos com peças repetidas coladas sobre um painel. 


Além da possibilidade de recortes diferentes, existe hoje no mercado uma gama extensa de opções para acabamento dos espelhos, que vem desde os espelhos cristais, mais comuns, até os coloridos como o bronze ou dourado que conferem um toque de requinte e sofisticação ao ambiente. Na opção de usar os espelhos coloridos é muito importante projetar o espaço para que eles combinem com as cores adotadas nas paredes, móveis, colchas ou almofadas, criando assim um ambiente agradável aos olhos.   
E por fim, a dica mais importante: escolher sempre espelhos com uma boa qualidade de reflexão associados a uma iluminação adequada.

* A autora é arquiteta e professora das disciplinas de Desenho por Computador e Iluminação do Instituto Brasileiro de Design de Interiores (IBDI) de Joinville

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos saber a sua opinião. Comente :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...