No post passado, ensinamos aqui como realizar um bom marketing com investimento quase nulo. Hoje vamos passar para você mais dicas:
>> Força da indicação
Comparada com o recurso da publicidade e da propaganda
paga, a indicação profissional traz muito mais resultados ao prestador de
serviços do setor. É mais forte a indicação de um designer por um arquiteto ou
engenheiro que já está na obra, já tem um grau de relacionamento ali dentro,
do que se o proprietário recebesse a informação daquele profissional de design
por um jornal. Os clientes gostam de trabalhar na
confiança.
>> Identidade e comunicação
visual
Estabelecer um padrão visual nos meios de contato com
os clientes ajuda na fixação do nome do designer ou escritório. A dica se
aplica do cartão de visita à placa de obra, passando pelo papel timbrado e
pelos desenhos do profissional. Em tudo que for feito, tem de haver uma marca
característica, personalizada.
>> Assessoria de Imprensa
Além do próprio consultor de marketing, outro
profissional especializado que auxilia na divulgação do escritório é o
assessor de imprensa. A mídia está entre os instrumentos que mais geram
resultados. Temos visto constantemente nomes aparecendo nas publicações
especializadas. Quem quiser evitar o custo com a assessoria pode procurar, por
conta própria, a interação com a mídia. Procure entrar em contato com a
redação dos jornais locais fazendo sugestão de pautas ou até mesmo enviar
artigos ou matérias de sua autoria. Podem ser sobre os mais diversos assuntos
relacionados ao Design de Interiores/Ambientes. Assunto não
falta!
>> Ética
Todo e qualquer resultado, seja positivo ou negativo,
num plano de marketing, estão atrelados à ética do dia-a-dia. É comum vermos
um profissional denegrir a imagem de outro para tentar ganhar um cliente, o
que demonstra falta de profissionalismo e incapacidade de trabalhar dentro de
um sistema organizado. Os clientes percebem manobras dessa natureza e isso
fatalmente acarretará em conseqüências desastrosas ao
envolvido.
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