13 de out. de 2011

Profissão: Marketing para designers de interiores Pt. I

Quem pensa que, para realizar um bom marketing, é necessário um alto investimento financeiro pode se surpreender. Existem muitas formas de trabalhar a imagem com um investimento praticamente nulo.
O desafio está em utilizar esses instrumentos de maneira correta agregando, valor ao seu lado profissional. Depois de ações básicas, basta realizar serviços e ações de manutenção das ações. 


Confira algumas dicas:

>> Estréia ou inicio profissional
No início da atividade profissional, ações de divulgação têm possibilidades reduzidas de emplacarem. Primeiro, é importante construir uma base comercial, com um currículo mínimo de obras. Busque trabalhos dentro do círculo familiar ou nas amizades próximas. Os trabalhos efetivados têm mais valor que os criados apenas no papel.

>> Rede de relacionamentos
Na universidade ou nos cursos técnicos, iniciamos a nossa rede de relacionamentos profissionais. Ela inicia-se junto aos colegas e professores, que são potenciais parceiros em trabalhos futuros. Batalhar por estágios em empresas é uma fonte valiosa de aproximação com o mercado.

>> Presença em eventos e vida social
Congressos, convenções e eventos são ambientes férteis para ampliação e fortalecimento do círculo de relacionamentos. É necessário manter um bom relacionamento também com advogados, médicos e profissionais de outras áreas. Essas pessoas vão construir casas e reformar seus escritórios e clinicas. Além disso, têm um ótimo círculo de amizades que pode favorecer o designer.

>> Internet
Uma ferramenta de baixo custo e elevado retorno para quem sabe utilizá-la corretamente. A internet oferece diferentes formas de aproveitamento profissional. A utilização mais habitual está no desenvolvimento de sites para a sua empresa ou profissionais autônomos. Uma outra maneira de promoção virtual é a publicação de artigos de opinião no próprio site, blog ou veículos de comunicação que abram espaços gratuitos para este material.

>> Parcerias
Fazendo uso dos contatos construídos ao longo dos anos, os designers têm, nas parcerias, uma ferramenta poderosa de obtenção de trabalhos. São acordos informais, de ajuda mútua, a serem feitos com outros designers, arquitetos, engenheiros e construtoras. É uma troca de informações, favores e apoios. Um bom nível de parcerias por si só é capaz de manter um escritório de design num bom ritmo de atividade.


Confira semana que vem a continuação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos saber a sua opinião. Comente :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...