Quem pensa que, para realizar um bom marketing, é
necessário um alto investimento financeiro pode se surpreender. Existem muitas
formas de trabalhar a imagem com um investimento praticamente nulo.
O desafio está em utilizar esses instrumentos de
maneira correta agregando, valor ao seu lado profissional. Depois de ações
básicas, basta realizar serviços e ações de manutenção das ações.
Confira
algumas dicas:
>> Estréia ou inicio
profissional
No início da atividade profissional, ações de
divulgação têm possibilidades reduzidas de emplacarem. Primeiro, é importante
construir uma base comercial, com um currículo mínimo de obras. Busque
trabalhos dentro do círculo familiar ou nas amizades próximas. Os trabalhos
efetivados têm mais valor que os criados apenas no
papel.
>> Rede de
relacionamentos
Na universidade ou nos cursos técnicos, iniciamos a
nossa rede de relacionamentos profissionais. Ela inicia-se junto aos colegas e
professores, que são potenciais parceiros em trabalhos futuros. Batalhar por
estágios em empresas é uma fonte valiosa de aproximação com o
mercado.
>> Presença em eventos e vida
social
Congressos, convenções e eventos são ambientes férteis
para ampliação e fortalecimento do círculo de relacionamentos. É necessário
manter um bom relacionamento também com advogados, médicos e profissionais de
outras áreas. Essas pessoas vão construir casas e reformar seus escritórios e
clinicas. Além disso, têm um ótimo círculo de amizades que pode favorecer o
designer.
>> Internet
Uma ferramenta de baixo custo e elevado retorno para
quem sabe utilizá-la corretamente. A internet oferece diferentes formas de
aproveitamento profissional. A utilização mais habitual está no
desenvolvimento de sites para a sua empresa ou profissionais autônomos. Uma
outra maneira de promoção virtual é a publicação de artigos de opinião no
próprio site, blog ou veículos de comunicação que abram espaços gratuitos para
este material.
>> Parcerias
Fazendo uso dos contatos construídos ao longo dos
anos, os designers têm, nas parcerias, uma ferramenta poderosa de obtenção de
trabalhos. São acordos informais, de ajuda mútua, a serem feitos com outros
designers, arquitetos, engenheiros e construtoras. É uma troca de informações,
favores e apoios. Um bom nível de parcerias por si só é capaz de manter um
escritório de design num bom ritmo de atividade.
Confira semana que vem a continuação...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queremos saber a sua opinião. Comente :)